Tudo que é sólido desmancha no ar

Marxista declarado, Marshall Berman escreveu nos anos 80 sobre a influência da modernidade nos séculos XIX e XX. Destacou-se como um dos últimos intelectuais capazes de falar com a mesma desenvoltura de literatura, política e arquitetura. Este novaiorquino crescido no Bronx, acompanhou desde da infância homens como Robert Mozes modificar completamente a paisagem, história e a poesia cotidiana das cidades. Aprofundou seus estudos buscando na literatura européia fortes traços de modernidade e sua influência na história do homem atual.

“No curso de todo este livro, busquei não apenas descrever a vida do diálogo modernista, mas também continuá-la”. (M. Berman)

Em sua obra faz a releitura das obras de pensadores consagrados como Baudelaire ao Manifesto Comunista de Marx e Engels, do Fausto de Goethe ao homem do subterrâneo de Dostoievski, entre outros.

“Homens e mulheres modernos precisam aprender a aspirar à mudança: não apenas estar aptos a mudanças em sua vida pessoal e social, mas ir efetivamente em busca das mudanças, procurá-las de maneira ativa, levando-as adiante. Precisam aprender a não lamentar com muita nostalgia as “relações fixas, imobilizadas” de um passado real ou de fantasia, mas a se deliciar na mobilidade, a se empenhar na renovação, a olhar sempre na direção de futuros desenvolvimentos em suas condições de vida e em suas relações com os outros seres humanos”.  (Trecho da obra onde Marshall Beman discorre um pouco da sua visão marxista).

Tudo que é sólido desmancha no ar” apresenta o moderno como experimento da existência pessoal e social. Uma visão do mundo e de si mesmo em perpétua desintegração e renovação, agitação e angústia, ambiguidade e contradição: é fazer parte de um universo onde tudo que é sólido se desmancha no ar.

Anúncios

Uma resposta em “Tudo que é sólido desmancha no ar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s