Divã

Meu divã é minha imaginação
Um aglomerado de histórias infantis
Um baú de recordações alimenta meu presente
Com tudo que foi bom
Com tudo que foi ruim
Com tudo que foi e não volta mais

foto por Marcelo Batschauer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Meu divã são as palavras que escrevo
Que me apresentam a mim mesmo
São todos os ditos poéticos descritos arquétipos da minh’alma
Duma mente que não se explica
Duma alegria que se sente
Da tristeza que não se compreende

Meu macio divã são os pensamentos por onde flutuo
São as nuvens dos sonhos que passam no meu finito ser
São memórias de um corpo indivíduo
Visões transparentes dos vidros, frágeis óculos verdes
Que esquecem e lembram todas as imagens guardadas
Misturam datas, nomes, cores e amores

Meu solitário divã sem almofadas
Não confunde sentimentos teatrais
Nem me garante conforto sobre razões pontuais
Serve-me como trampolim emocional
Serve-me como base racional
É de papel e tinta
Todas as formas de desenhar o que sinto
De arrancar do interior imagens de mim mesmo
Transcreve um que são muitos distintos
Mas que estão todos numa só essência

Meu divã, meu confissionário, meu diário
Meu ontem, meu hoje e onde estarei amanhã
Sempre dentro de mim
As vezes fora de si
Outras sem saber onde ir

Cíclico, volto para a segurança poética da minha vida
Volto para o conto real quase sempre sem rima
Retorno a desenhar estrofes de estranhas entranhas
Dum eventual analista escritor
Duma entidade aventureira
Meio haríolo do sentir

Acabo sempre no meu divã de letras, papel e tinta
Termino e começo sempre aqui, no meu divã literal
Onde, despido de máscaras, reescrevo-me quantas vezes for preciso

(batschauer)

Uma resposta em “Divã

  1. Uma nuvem para planar,
    verdadeiro divã para divagar
    e se reencontrar,
    reescrever-se muitas vezes,
    quantas forem necessárias,
    repetido movimento de
    reinventar a vida!

    Um beijo, Marcelo

    Marlene

    Curtir

Deixe um comentário

