Tolstói de bolso.

Uma obra pouco conhecida de Leon Tolstói, porém não menos brilhante que todas as outras. Este curto e empolgante livro apresenta três estórias facinantes. O Autor transcreve as emoções dos personagens com precisão, fazendo com que o leitor viva cada uma delas com intensidade proporcionais.

A três novelas acontecem na Rússia czarista.

Senhor e servo & outras histórias

Na primeira, Senhor e Servo, após os festejos do Dia de São Nicolau, Vassili Andrêitch, um rico proprietário de terras e negociante, parte numa curta viagem de trenó com Nikita, um servo de gleba, para concluir a compra de um terreno. As relações entre os dois são claras, estratificadas, de casta, permeadas pela exploração e pela submissão. Mas, na paisagem branca do interior russo, em meio à neve e ao vento, senhor e servo perdem o rumo e veem-se sozinhos, desorientados, tendo por companhia apenas um ao outro. As relações entre os dois homens se alteram à medida que o frio penetra seus corpos, ao longo da noite que mudará a vida de ambos.

A segunda parte retrata a vida de um soldado refém dos Tártaros, povo que disputava com os Russos as terras daquele país. Esta a trama é sobre a luta pela sobrevivência diante de uma situação onde vida e morte são desejos controversos.

Na última estoria, Leon Tolstói desafia a moral entre o certo e o errado. Narra sobre um comerciante cuja a vida, da noite para dia, transforma-se num castigo sem precedentes e tempo para acabar. Descreve o mórbido ambiente das prisões siberianas e as coincidências humanas, por muitos denominada destino.

Anúncios

2 respostas em “Tolstói de bolso.

  1. Pingback: Os números de 2010 « Batschauer's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s