Stephan B. Poulter e a influência do legado paterno.

Estava, numa tarde de domingo, “fuçando” as prateleiras da Livraria Catarinense no Shopping. Buscando temas variados, sem muita preocupação com autor específico. Vi aquela capa “vermelha” com letras garrafais destacando o título “O FATOR PAI”.

Interessante, pensei. Vamos ver do que trata. A sinopse afirmava o seguinte:

“O fator pai é o entendimento e a consciência do impacto que sua relação com seu pai teve, ainda tem ou poderia ter no desenvolvimento de sua carreira e em seu futuro. Poulter define detalhadamente os cinco principais estilos de paternidade. Desde o pai excessivamente exigente – que, inflexível ao esperar o melhor do filho, pode transformá-lo em uma pessoa frustrada – até o que é uma bomba-relógio: explode por qualquer coisa, transmitindo medo e insegurança. Analisa também o pai passivo, que mal tem contato com os filhos, e apresenta ainda a herança deixada por um pai fisicamente ausente. Por fim, expõe as atitudes do pai compreensivo, que demonstra verdadeiro interesse no desenvolvimento de seus descendentes”.

Como pai e filho que sou, fui atraido pelo conteúdo promissor. Resumindo, passei no caixa e levei para casa o Sr. Poulter e suas teorias.

Vamos em frente, com toda sinceridade que me é peculiar, o conteúdo do livro é realmente bom. A temática que se propôs  é riquíssima e bastante embasada. Trouxe da prática a teoria esse assunto tão silencioso no cotidiano dos homens e tão verdadeiro nos reflexos.

Recomendo a leitura. Um pouco cansativa ok, admito, pois o tema é complexo e precisa repertir-se para explicar com clareza. A tradução também não é sublime, mas não prejudica. O revisor dormiu no ponto e deixou escapar alguns errinhos ortográficos e gramaticais. Tudo perdoável se você for um leitor flexível e gosta de temas relacionados a psicanálise. Tem um “Q” de auto-ajuda, mas não se intitula como tal. Fiquei na dúvida sobre o fato de ser ou não ser. Mas não vem ao caso essa questão. Sempre bom finalizar uma obra e dela valer-se. E esse é o fato mais valioso no meu ponto de vista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s